Post 1

Post 1
Batons Líquidos Bruna Tavares

Post 2

Post 2
Make Completa usando só Ruby Rose

Post 3

Post 3
Nudes Collection Mais Vaidosa

Sua Pele

Oi!

Saiba se bases, batons e sombras fazem mal à sua pele.

A maquiagem existe para deixar a mulher mais bonita. Mas se, ao contrário, a pele fica vermelha, ardente e coça sempre que recebe a base e o corretivo, não há dúvidas de que os produtos estão causando alergia. Os motivos podem ser a data de validade vencida, a má qualidade ou a simples indisposição pessoal.

“A alergia pode ser causada por vários componentes do próprio produto, como o óxido de ferro, responsável por dar cor; por causa dos conservantes, que, como o próprio nome diz, fazem os produtos durarem mais tempo; ou até mesmo pelas fragrâncias que alguns itens contêm na fórmula”, explica a Dra. Daniela Hueb, da Academia Brasileira de Dermatologia.

Mesmo quem não tem alergia às maquiagens pode desenvolver irritação se a maquiagem estiver fora do prazo estipulado para uso. “Pode haver contaminação, pois quando um produto está fora da validade, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias. Consequentemente, as alergias se tornam mais frequentes”, diz a Dra. Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O jeito, neste caso, é ficar de olho na validade e armazenar corretamente o make-up.

Outro fator que pode resultar em alergia é a má qualidade de batons, bases e principalmente sombras. “A maquiagem de origem duvidosa pode causar manchas devido ao estímulo posterior que a irritação do produto causa na pele. No caso dos olhos, ela pode ser responsável por irritações oculares com coceira, sensação de queimação e vermelhidão. Em alguns casos, podem ocorrer conjuntivite e blefarite, que são inflamação e infecção localizadas nos olhos. Essas doenças, se não forem diagnosticadas ou tratadas, podem causar danos à visão”, alerta a dermatologista Gisele Barbosa, da Faculdade de Medicina da USP.

Soluções: suspensão imediata e hipoalergênicos
A primeira coisa a fazer em caso de alergia intensa é retirar a maquiagem lavando o rosto com sabão e água em abundância. “Depois, o indicado é acalmar a pele com compressas de chá de camomila”, completa Denise Steiner.

Para quem consegue identificar o produto que causa a alergia, a solução também simples: suspender o uso. “Se você conseguir identificar o que provoca o processo alérgico, basta parar de usar, substituindo o item por outro sem a substância que lhe faz mal”, comenta Daniela.

Depois de interromper o uso da maquiagem que causa alergia, a melhor opção é apostar nos produtos hipoalergênicos. “Eles não contêm as substâncias que causam dermatites nas peles mais sensíveis. Apesar de mais caros, são a salvação dos alérgicos”, diz Daniela, que recomenda as marcas importadas Clinique, Vichy, MAC e as nacionais Dermage e Vitaderm.

Para evitar produtos ruins, a dica é dar preferência às marcas conhecidas e ficar atenta quando o preço é muito baixo. “Make-ups muito baratinhas – leia-se menos de R$ 3 – merecem ficar sob observação. Afinal, as boas precisam de matéria-prima de qualidade, o que eleva o custo final do produto”, ressalta Daniela.

Outra dica muito importante para evitar alergias, de acordo com a Dra. Gisele, é não compartilhar maquiagem com outras pessoas, seja ou não da mesma família, já que existe o risco de adquirir irritações, conjuntivites e até mesmo infecções como herpes, candidíase (sapinho) e clamídia (no caso de batom e gloss).


Da Latta
Especial para o Terra

Matéria retirada na íntegra do site TERRA


Bjocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...